ÚLTIMO REGISTRO DE 2019

by - setembro 01, 2019

 Árvore intrigante que tem na Unesp aqui da cidade. Já me falaram que são cabaças e eu acredito que seja a única planta desse tipo que tem aqui na cidade.

 Vou fazer os posts de final de semana sempre juntos, pois geralmente tem menos coisas para registrar, mas são coisas mais legais. 

 No sábado de manhã fui à última aula do curso sobre o desenvolvimento do juízo moral da criança que eu venho fazendo desde o início do ano. É sobre a epistemologia genética de Piaget, construtivismo (que os marxistas odeiam) etc. Mas foi principalmente focado no desenvolvimento da autonomia, resolução de conflitos, entendimento de regras e técnicas anti-bullying. E o pessoal daqui tem uma pegada bem mais social ao lidar com o tema, apesar dessa ideia falsa de que Piaget criou uma teoria estritamente biologizante. 

 É um tema maravilhoso, não só para quem lida com crianças, mas principalmente para os adultos compreenderem seu próprio funcionamento. A maioria das pessoas jamais chega à autonomia, sabiam? O primeiro passo desse processo é começar a perceber as inúmeras situações em que ainda somos heterônomos. Por exemplo, quando seguimos uma regra sem saber porque ela existe, unicamente pelas contingências de reforço e punição que mantém aquele comportamento. Se alguém se interessar pelo tema, a professora permitiu que a gente compartilhasse esse vídeo de 10 minutos que ela compilou (com uma pesquisadora explicando sobre a teoria e filmagens de experimentos feitos no Brasil com crianças): 

https://drive.google.com/file/d/1PYPT-kZ81acvgvJDBjGmrrl-vyKqhC6d/view

Aí depois eu passei o resto do final de semana bem de boa, estava um clima bem agradável. Joguei uns joguinhos, dentre eles Harvest Moon (MFOMT) e Cooking Diary. 

Um print de Harvest Moon pra quem não conhece o jogo. É um simulador de fazendinha do Super Nintendo com várias versões. 

Cooking Diary é um joguinho de restaurante pra celular super legal, cheio de níveis, eventos etc.

 Também joguei as expansões de The Sims 4 que eu ainda não tinha (Strangeville e Island Living). Mas, para a minha surpresa, eu percebi que HM estava bem mais divertido. 

 No domingo eu também assisti uns episódios de Versailles, uma série da Netflix sobre o Luís XIV e a construção do Palácio de Versailles. Foi o W. quem me indicou essa série e eu gostei. Eu só preciso pesquisar mais pra saber até onde é baseada em fatos reais.

  De resto fiquei fazendo umas coisas da faculdade. Agosto foi um mês bem bacana e bastante produtivo que deu origem a algumas coisas novas. Para essa semana vão iniciar meus outros estágios, vou ter aquela conversa com a professora do mestrado sobre a possibilidade de me orientar e vou ter que voltar a colocar minha disciplina em dia com as outras coisas. 

 Pra amanhã: 

- Aula 
- Reunião do TCC 
- Estágio 
- Outro estágio
- Ir ao banco sem falta
- Academia
- Estudar pro concurso 

Preciso me organizar melhor pra encaixar um tempo para: fazer os relatórios dos estágios e das horas complementares (todo final de semana digo que vou começar essas últimas, mas agora é urgentíssimo). 

- Ah é, preciso mandar manipular meu remédio!!!






You May Also Like

0 comentários